sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

pomapomarola | Minha lista

Na verdade, minha linda de melhores de 2008 não é bem minha. Afinal, entraram algumas coisas que eu nem sequer já tinha ouvido falar. O que eu fiz ao montar essa lista, foi pegar analizar as listas de algumas revistas musicais renomadas mundialmente e fazer uma seleção dos melhores dos melhores de lá. A regra que usei foi simples: peguei os 10 primeiros colocados das listas das das revistas a que tive acesso e atribuí notas a cada um. O 1º colocado recebia 10 pontos, o 2º 9 pontos, o 3º colocado recebia 8 pontos e assim ia até o 10º colocado que recebia 1 ponto. Feito isso pra todas as listas, foi só somar e ver no que dá. E temos agora o que deu:


1 - TV On The Radio - Dear Science
2 - Fleet Foxes - Fleet Foxes
3 - Lil Wayne - Tha Carter III
4 - Vampire Weekend - Vampire Weekend
5 - Glasvegas - Glasvegas
6 - Portishead - Third
7 - Kings Of Leon - Only By The Night
8 - Coldplay - Viva La Vida
9 - Santogold - Santogold
10 - MGMT - Oracular Spectacular




Desses nomes confesso ter escutado pouca coisa (alguns eu sequer tinha ouvido falar), mas já providenciei (download, of course) o Tv On The Radio e Fleet Foxes, o restante vem depois =)


Estatísticas:

  • Foram listas de 7 publicações: Rolling Stone (EUA); Mojo (UK); New Musical ExpressUK); Q (UK); Blender (EUA); Uncut (UK) e Spin (EUA).
  • Das 70 possibilidades de nomes a aparecer, 39 nomes não repetidos foram citados, indicando grande rotatividade entre uma lista e outra;
  • Desses 39, 23 apareceram em apenas um das listas.
  • O campeão aqui, TV On The Radio, foi a única quase unanimidade: apareceu em 6 das 7 listas, tendo como pior colocação, um 7º lugar.
  • Kings of Leon, Coldplay e Santogold empataram com 14 pontos. O critério de desempate usado foi o número de aparições nas listas. Mesmo assim, deu empate (3 pra cada). Então, outro critério, melhor colocação nas listas individuais (KoL tinha um 1º lugar, Coldplay 3º, Santogold 6º).

É isso!

terça-feira, 4 de março de 2008

pomapomarola | Picaretagem


O jornalista tem por obrigação apresentar os fatos para a população. Esta obrigação inclui relatar apenas a verdade, embora muitos maqueiem para tornar mais atraente. O crítico jornalista ainda tem o dever de informar com traços de verdade, ainda que seja a sua verdade pessoal.
No entanto, a cara-de-pau ou talvez até preguiça faz com que algumas pessoas percam a noção de bom senso e comentam deslizes no mínimo vergonhosos. A revista americana Maxim publicou recentemente uma crítica a um disco dos Black Crowes. Que a banda emula um som classic rock a la Stones é público e notório, mas daí a publicar uma crítica genérica falando isso e metendo o sarrafo é um pouco demais. A banda fez uma reclamação no site oficial alegando que nem o crítico nem o editor poderiam ter ouvido o disco, já que apenas uma das faixas havia sido liberada. O sujeito fez a crítica baseada apenas na única faixa que ouviu (se é que ouviu) e tirou a conclusão dele à respeito das demais. A revista assumiu a merda que fez e disse que era apenas uma "previsão" do que estava por vir e pediu desculpas. Aos leitores, não à banda. A banda que se foda.
Lamentável! =D

Aqui vai o link do single lançado: Goodbye Daughters Of Revolution
http://www.youtube.com/watch?v=cGRKkxoh_Q0

domingo, 10 de fevereiro de 2008

pomapomarola | Made in Ceara


Duas bandas cearenses se tornaram produto de exportação. A a indie delicadinha (porém, levemente desafinada) Telerama (foto da direir) e a triphop (essa sim, no tom) Quarto das Cinzas (esquerda). As duas bandas foram selecionadas para participar do festival texano SXSW. O festival, que atende pelo nome real de South by Southwest, é meio que uma mistura de feira/festival e na edição de 2007 teve participações de Amy Winehouse, Lily Allen, Bloc Party, Kings of Leon, entre outros (muitos outros).

Esse ano serão quase 1600 atrações (!!!) entre as quais, 14 brasileiras, incluindo as duas cearenses mencionadas.

Sorte a todos os brasileiros e em especial aos cearenses e ficamos na torcida para que consigam algum apoio pra enfrentar essa jornada bastante dispendiosa.