segunda-feira, 23 de novembro de 2009

pomapomarola | Television - Marquee Moon [1977]


1977 foi um ano e tanto. Teve Ramones com dois discos (Live Home e Rocket to Russia), Iggy Pop com The idiot, Bowie lançou o Low (que abriu sua trilogia de discos em Berlim), Sex Pistols e The Clash lançaram seus discos de estreia e, estreando também, tivemos Marquee Moon, do Television. A banda nova iorquina pertencia à cena punk da cidade e foi a primeira banda punk a se apresentar no CBGB, templo do punk rock nos anos 70. O álbum é hoje considerado um dos melhores discos de todos os tempos (128º lugar na lista da Rolling Stone). O timbre de voz e as levadas de guitarra de Tom Verlaine influenciaram muita gente ao longo dos anos, como 30 anos depois, os também nova iorquinos do Strokes (eu particularmente acho o timbre do Casablancas muito parecido com o do Verlaine).
O ponto alto do disco fica por conta da faixa título, que se estende por mais de 10 minutos, com um solo de guitarras duelando em improvisos, que embora meio desorganizados se encaixam perfeitamente na música. Músicas de 10 minutos num disco de punk? Pois é. Tom Verlaine e o Television já buscavam um conceito estético muito mais apurado do que os três acordes do punk, antecipando o que viria depois, com o pós-punk.
Apesar da carreira curta e irregular o Television conseguiu deixar seu nome marcado na história do rock com esse excelente álbum.

Link: Television - Marquee Moon [1977]
1- See No Evil
2- Venus
3- Friction
4- Marquee Moon
5- Elevation
6- Guiding Light
8- Torn Curtain

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa, Bruno! Marquee Moon é um meus discos de cabeceira (e olha que eu torço o nariz pra bandas com dois guitarristas). [Dalton]