sexta-feira, 9 de abril de 2010

pomapomarola | Turistando (Josh Rouse - "El Turista" 2010)

Volta e meio acontece de você conhecer algo e incorporar aquilo à sua vida de uma forma que não imagina mais seguir sem. Foi assim com Wilco recentemente e Queens of the Stone Age ou Franz Ferdinand pouco antes disso. Mas o assunto hoje é Josh Rouse (para os íntimos, Seu Josh). Desde 2008 quando, mesmo debaixo de chuva, tive o prazer de ver o show no Mada, em Natal, depois de ter ouvido algumas músicas poucas vezes, o americano de Nebraska passou a estar sempre presente nas minhas playlists. O próprio Josh divide sua carreira em duas fases: uma nos Estados Unidos, afundado no álcool, outra refugiado e limpo em um vilarejo na Espanha. Após encontrar uma musa espanhola e a música brasileira (de quem se diz grande fã) passou a entoar canções cada vez mais românticas e com influências do suíngue brasileiro.

Após o excelente Country Mouse City House de 2007, Josh Rouse lançou no comecinho desse ano (4º ano na Espanha) seu novo disco, intitulado El Turista. No título pode-se claramente notar o "espanholamento" de Josh, que inclui também algumas canções cantadas em espanhol. A faixa de abertura "Bienvenido" dá boas vindas aos ouvintes com seu belo arranjo de cordas, caindo na primeira faixa cantada, que de cara é em espanhol. "Duerme" tem um arranjo suave e muito agradável, embora o sotaque espanhol do cantor não case muito bem. "Lemon tree" (agora em inglês, como a seguinte "Sweet Elaine") tem um refrão que lembra outras canções de Josh Rouse, mas a cadência no rítmo existente ao longo da música aponta as mudanças causadas pelas novas referências. Com praticamente metade das canções cantadas em espanhol, o disco segue com o quase bolero com levada mezzo bossa, mezzo jazz "Mesie Julian". Na agitada "I will live on islands" e "Valencia" o cantor mostra como os rítmos latinos influenciaram nesse novo trabalho. O disco traz ainda uma versão para "Cotton Eye Joe", um folk popular norte-americano, regravado por artistas de diversos estilos. Com "Las voces" volta o clima latino onde os violões e percussão dominam. O disco tem seu fim na canção mais calma do disco, "Don't act tought".
Acho que dá pra dizer que esse é o disco que soa mais singular dentre a discografia de Josh Rouse. Nem alt-country como o começo da carreira, nem pop songs writer da fase seguinte. O que se tem nesse disco é um Josh Rouse experimentando outros sabores, testanto novos tecidos. Josh Rouse turista.

Link: Josh Rouse - El Turista (2010)  (esse link foi censurado pelo copyright da vida, clique aqui e pegue o seu)
  1. "Bienvenido"
  2. "Duerme" (Bola De Nieve, Rouse)
  3. "Lemon Tree"
  4. "Sweet Elaine"
  5. "Mesie Julian" (Bola De Nieve, Rouse)
  6. "I Will Live On Islands"
  7. "Valencia"
  8. "Cotton Eye Joe" (Rouse, Traditional)
  9. "Las Voces"
  10. "Don't Act Tough"

3 comentários:

Unknown disse...

"X" mil pessoas comentaram é ótimo, rsrs

Unknown disse...

Fui ao supermercado e vi uma lata de Pomarola... hehe

Poma Pomarola disse...

Tem que baixar o disco, pô =P