segunda-feira, 23 de novembro de 2009

pomapomarola | Television - Marquee Moon [1977]


1977 foi um ano e tanto. Teve Ramones com dois discos (Live Home e Rocket to Russia), Iggy Pop com The idiot, Bowie lançou o Low (que abriu sua trilogia de discos em Berlim), Sex Pistols e The Clash lançaram seus discos de estreia e, estreando também, tivemos Marquee Moon, do Television. A banda nova iorquina pertencia à cena punk da cidade e foi a primeira banda punk a se apresentar no CBGB, templo do punk rock nos anos 70. O álbum é hoje considerado um dos melhores discos de todos os tempos (128º lugar na lista da Rolling Stone). O timbre de voz e as levadas de guitarra de Tom Verlaine influenciaram muita gente ao longo dos anos, como 30 anos depois, os também nova iorquinos do Strokes (eu particularmente acho o timbre do Casablancas muito parecido com o do Verlaine).
O ponto alto do disco fica por conta da faixa título, que se estende por mais de 10 minutos, com um solo de guitarras duelando em improvisos, que embora meio desorganizados se encaixam perfeitamente na música. Músicas de 10 minutos num disco de punk? Pois é. Tom Verlaine e o Television já buscavam um conceito estético muito mais apurado do que os três acordes do punk, antecipando o que viria depois, com o pós-punk.
Apesar da carreira curta e irregular o Television conseguiu deixar seu nome marcado na história do rock com esse excelente álbum.

Link: Television - Marquee Moon [1977]
1- See No Evil
2- Venus
3- Friction
4- Marquee Moon
5- Elevation
6- Guiding Light
8- Torn Curtain

terça-feira, 17 de novembro de 2009

pomapomarola | The Raconteurs - Consolers of the Lonely [2008]



Segundo album da banda formada pela cabeça do White Stripes + Brendan Benson, um talentoso cantor e compositor (que dizem as más línguas é a cabeça aqui), ambos nas guitarras e revezando nos vocais. A banda conta ainda com Jack Lawrence no baixo e Patrick Keeler na bateria. Disco de rock! É o que melhor define o disco feito pelos Raconteurs. Cheio de riffs pesados, belas melodias e refrões marcantes, Consolers of Lonely foi, na minha opinião, um dos melhores lançamentos de 2008. "Many shades of black" é uma puta canção boa, daquelas que você quer ouvir várias vezes. Recomendado!



link: The Raconteurs - Consolers of Lonely [2008]
01. Consoler Of The Lonely
02. Salute Your Solution
03. You Don’t Understand Me
04. Old Enough
05. The Switch And The Spur
06. Hold Up
07. Top Yourself
08. Many Shades Of Black
09. Five On The Five
10. Attention
11. Pull This Blanket Off
12. Rich Kid Blues
13. These Stones Will Shout
14. Carolina Drama

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

pomapomarola | Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures [2009]

Dave Grohl é foda. Tocou bateria no que foi a maior explosão dos anos 90. Botou outra banda, trocou a bateria por vocal e guitarra e virou sucesso. Participou de uma porrada de projetos de sucesso tipo: tocou no "Songs for the deaf" do QOTSA, foi nada menos que o diabo em "Tenacious D", tocou com Killing Joke, Lemmy Kilmister e mais uma caralhada de gente. Aí agora, resolveu fazer uma brincadeira. Juntou dois amigos e começaram a tocar pra ver no que ia dar. Uma brincadeira saudável, comum até, se os dois amigos não fossem quem são. Dave foi pra bateria e resolveu botar Josh Homme (QOTSA) pra tocar guitarra e cantar e, nada menos que, John Paul Jones (Led Zeppelin) pra brincar no baixo. É claro que não ia sair coisa boa daí. Saiu coisa FODA! Meio as escondidas eles se juntaram pra tocar. Segundo os próprios, o entrosamento foi instatâneo. Foi plugar os instrumentos, trocar duas palavras e já sair tocando. O resultado dessa brincadeira tem nome:


A banda apareceu de surpresa em alguns festivais, como o Lollapalooza, e por onde foi passando, sucesso! O disco, que eu ainda nem sei se saiu ou essa versão foi vazada, tá no final da página pra baixar. As músicas soam bem QOTSA, influência de Josh Homme, que compôs a maioria do material. Muita gente já meteu a corneta e disse que esse disco não é melhor que nenhum disco do QOTSA, outros disseram que é o disco do ano! Eu ouvi e achei massa. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. Tirem suas conclusões.

Link: Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures [2009] aqui e aqui
1- "No One Loves Me & Neither Do I"
2- "Mind Eraser, No Chaser"
3- "New Fang"
4- "Dead End Friends"
5- "Elephants"
6- "Scumbag Blues"
7- "Bandoliers"
8- "Reptiles"
9- "Interlude With Ludes"
10- "Warsaw or the First Breath You Take After You Give Up"
11- "Caligulove"
12- "Gunman"
13- "Spinning in Daffodils"

sábado, 14 de novembro de 2009

pomapomarola | Ho! Ho! Ho!

O espírito do Natal vem chegando a Fortaleza e vem trazendo alguns presentes muito bons pro pessoal que gosta de um bom show por um bom preço. Depois dos shows de Fagner (muito massa) e Mundo Livre S/A (esse eu perdi) no Campus do Pici, como parte do II Festival UFC de Cultura, o
vlho do saco dá as caras e deixa um presentinho lá na Praça do Ferreira: Vanessa da Mata. O evento acontecerá no dia 20 de novembro (sexta) e terá a participação de um coral infantil e do Papai Noel, que vai estar chegando por lá nesse dia. O ingresso é bem caro, mas quem quiser ir basta depositar R$ 10 na minha conta que eu mando botar o nome lá na lista pra entrar sem pagar mais nada (brincadeira, é de graça, mas quem quiser depositar... hehehe).
É isso. Aproveitem pra sentar no colo do velhinho e pegar no saco dele. =D
Pode parar de rir, Vanessa. Nem foi tão boa essa piada.



















"Meu nome é Vanessa da Mata e eu também estou aqui, no Pomapomarola"