quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pato Fu "Música de brinquedo" 2010


Pato Fu... Apesar da simpatia que sempre carreguei pela banda (em parte pelo carisma da vocalista Fernanda Takai) nunca fui muito de ir além do que tocava nas rádios ou do que via na tv. E gostava do que ouvia. E gostava do que via. Não sei mesmo por que nunca ouvi os discos e nunca fui a um show da banda. Ato falho, perdoem. O próprio disco que resolvi falar hoje foi um dos que eu pensei quando vi "pô, isso é legal" e não passei disso. Sério, cara, eu devo ter algum problema!
 Pois bem, hoje resolvi pegar o disco pra ouvir. Apesar de a track list trazer nomes já amplamente conhecidos, a medida que "Música de brinquedo" (2010), 9º disco da banda mineira, sucessor de "Daqui pro futuro", avança as surpresas vão aparecendo. Sucesso de Tim Maia (pessoal da minha idade deve lembrar do Maurício Who? Manieri cantando) "Primavera (vai chuva)" abre o disco e já vale falar: o Pato Fu sempre foi considerado uma das bandas mais inventivas de toda a leva que surgiu na década de 90, aqui a invenção foi utilizar instrumentos de brinquedo (porém de verdade) para tocar clássicos das música pop. Pois bem, o disco começou. Para a minha surpresa, apesar de parecer óbvio, além dos instrumentos infantis, os coros também são feitos por crianças. Supimpa, não? 
O disco segue e outros clássicos nacionais e importados surgem: "Sonífera ilha", "Rock and Roll Lullaby" (essa já merecia presença só pelo título) e "Frevo mulher". Tem Rita Lee ("Ovelha negra"), Roberto Carlos ("Todos estão surdos"), mas é na versão menoridade para "Live and let die", de Paul McCartney que o disco atinge o ápice. As vozinhas e seus "you know you did, know you did, know you did" e em seguida o grito poderoso, por assim dizer, "LIVE AND LET DIE" são de fazer sorrir imediatamente ao ouvir! O disco ainda tem Ritchie, Paralamas do Sucesso, entre outro, e fecha com Elvis e "Love me tender".
Apesar da aparente brincadeira, as músicas soam muito bem e não necessariamente dá pra dizer que é um disco infantil. As versões são boas e adaptação dos instrumentos de brinquedo aos arranjos ficou excelente. Pro meu primeiro disco do Pato Fu ouvido de cabo a rabo, comecei bem!


Track List:
01 - Primavera (vai Chuva)
02 - Sonífera Ilha
03 - Rock and Roll Lullaby
04 - Frevo Mulher
05 - Ovelha Negra
06 - Todos Estão Surdos
07 - Live and Let Die
08 - Pelo Interfone
09 - Twiggy Twiggy
10 - My Girl
11 - Ska
12 - Love Me Tender

Nenhum comentário: